Sementes de orquídeas, semeadura

Semeadura de Orquídeas e Mudas de Meristema

SEMEADURA DE ORQUÍDEAS E MUDAS DE MERISTEMA

A semeadura de orquídeas e produção de mudas por meristema são dois métodos de produção que mudas que acontecem em laboratório. O cultivo de orquídeas in vitro já acontece desde 1922 quando foi feito o primeiro trabalho com germinação de sementes pelo professor Lewis Knudson. E por falar nisso, você conhece as sementes de orquídeas?

Semeadura de Orquídeas

As sementes são bem pequenas, possuem um tamanho médio de 1 a 2 mm de comprimento e 0,5 a 1 mm de largura, e ficam dentro de uma cápsula, que se forma atrás da flor depois da fecundação.  Como as sementes são muito pequenas não possuem reserva, por este motivo necessitam de um ambiente propício para germinar.

cápsula de sementes de orquídea
Cápsula aberta de orquídea

Na natureza a cápsula se rompe e as sementes são espalhadas pelo vento, por serem muito leves podem parar em locais distantes. Mas para que elas germinem é preciso ter contato com fungos específicos que vivem naturalmente em algumas raízes de orquídeas. Então, a germinação é muito baixa. Por ter uma germinação tão baixa é que foram feitos testes com cultivo in  vitro, a partir destes testes descobriu-se que é possível germinar sementes de orquídeas in vitro!

Esta descoberta possibilitou termos um maior número de híbridos. Com o domínio da germinação, orquidófilos e entusiastas do cultivo de orquídeas passaram a fazer seus próprios cruzamentos. Após a formação da cápsula eles a enviam para laboratórios específicos para que seja feita a germinação. Além do aumento do número de híbridos de diversas espécies cores e formatos, outra grande vantagem foi a redução da retirada de orquídeas da natureza. Favorecendo assim o cultivo sustentável, uma vez que é crime retirar espécies nativas de florestas.

Cultivo de Meristemas

Meristema orquídea, laboratório
Cultivo de Meristema de Orquídea

Outra forma de cultivar orquídeas em laboratório é pelo cultivo de meristema. O meristema é uma pequena parte da planta responsável pela formação de novas células e consequentemente pelo crescimento e desenvolvimento. Os meristemas são encontrados em novos brotos, que são retirados da planta mãe e são colocados in vitro para que possam se desenvolver e multiplicar-se. E qual a vantagem se se usar o cultivo de meristemas? Mudas feitas a partir do meristema são idênticas a planta mãe, o uso da técnica se justifica quando não há possibilidade de formação de cápsulas, em alguns híbridos a planta não forma sementes, ou quando se quer evitar o risco de possíveis variações na cor das flores de plantas provenientes de sementes.

O cultivo por meristemas é mais lento que a semeadura, em uma cápsula é possível obter mais de 1000 novas plantas, já no caso do meristema vai depender da resposta da espécie in vitro, de cada meristemas podemos ter uma média de 3 novos brotos e cada um destes três formarão mais três e assim sucessivamente, acelerando a multiplicação da planta e reduzindo o tempo de espera quando comparado ao cultivo convencional.

Laboratórios de Cultura de Tecidos

Os trabalhos de germinação in vitro e cultivo de meristemas devem ser realizados em laboratórios específicos para isso (biofábricas), esta técnica demanda mão de obra qualificada e o uso de equipamentos que garantam a limpeza de todo o material. Existem alguns tutoriais para fazer germinação de forma caseira, em alguns casos dá certo, porém o maior problema é a contaminação. Como todo o processo é feito utilizando meio de cultura rico em nutrientes e açúcar, é muito fácil haver contaminações por fungos e bactérias. Estas contaminações são facilmente controladas em laboratórios, uma vez que se utiliza autoclave e fluxo laminar, equipamentos que garantem a limpeza dos meios de cultivo e ambiente.

Nós da Multiagro Mudas fazemos este tipo de trabalho, caso você tenha interesse, entre em contato com a gente para explicarmos melhor sobre a técnica e formas de envio do material.