Rastreabilidade na Agricultura: o que devo saber?
O Brasil ocupa posição de destaque na agricultura mundial, sendo um dos países mais importantes na produção de alimentos. Os desafios enfrentados para assegurar uma produção eficiente e sustentável são diversos e para garantir uma produção com boa procedência é fundamental ter rastreabilidade durante todo o processo de produção.
A rastreabilidade vegetal é um tema atual e de muita importância para o agronegócio. Saber e informar a origem dos produtos agrícolas é uma necessidade para garantir competitividade aos produtores rurais.
O que é Rastreabilidade?
A rastreabilidade permite conhecer toda a trajetória do alimento, com ela é possível saber todos os caminhos percorridos, desde a origem da muda até a chegada do alimento ao consumidor. É possível rastrear todos os elos da cadeia agrícola garantindo assim, transparência e idoneidade do produto.
A transparência na cadeia produtiva de um alimento é fundamental para assegurar que o produto não passou por nenhuma etapa que possa causar prejuízo ao meio ambiente e a sociedade. Garantindo que o processo produtivo é sustentável e que não compactua com práticas como:
- Cultivo em áreas de Desmatamento
- Trabalho infantil
- Uso excessivo de agrotóxicos nos alimentos
- desperdício ou uso de materiais ecologicamente incorretos
- Trabalho infantil
- Desrespeito aos direitos humanos
Estar atento a rastreabilidade da produção é de extrema importância para os produtores rurais. Uma vez que os consumidores estão cada vez mais preocupados com a origem dos alimentos e não querem ser coniventes com práticas que possam agredir o meio ambiente e sociedade. Segundo dados da pesquisa realizada pela Pwc (Global Consumer Insights 2021) mais de 50% dos entrevistados disseram escolher produtos com origem rastreável e transparente.
Além disso, garantir a rastreabilidade da produção é estar alinhado com a demanda por governança social, ambiental e corporativa (ESG), que cobra cada vez mais controle de fluxos de informação e transparência dos produtos para garantir a sustentabilidade dos alimentos.
Como está a Rastreabilidade no Brasil?
No Brasil o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicaram em 2018 a Instrução Normativa Conjunta (INC) nº 2/2018 que define os procedimentos para a rastreabilidade de produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana, com o objetivo de monitorar e controlar resíduos de agrotóxicos, em todo o território nacional.
O Instituto CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) desenvolveu o sistema AgriTrace Rastreabilidade Vegetal para ajudar os produtores de frutas e hortaliças a atender a Instrução Normativa (INC) nº 2/2018. No sistema o produtor poderá inserir seus dados pessoais e os dados da produção. Será gerado o QRCode que direciona para informações do lote e permite inserção do Número Global do Item Comercial – GTIN, que é a numeração internacional única amplamente utilizada no varejo físico e digital para a identificação de produtos.
Além do AgriTrace Rastreabilidade Vegetal existem outros sistemas que auxiliam os produtores a realizar o rastreamento da produção, monitorando desde a aquisição de mudas até a entrega do alimento ao consumidor final.
Implementar a rastreabilidade na produção não é tarefa fácil, pois depende da participação de todos os envolvidos na cadeia produtiva. Por isso, escolher parceiros que se preocupam com a rastreabilidade é fundamental para se adequar às exigências da Normativa e para garantir a competitividade e aumento dos lucros nas propriedades rurais.